Será que meu leite é suficiente para meu bebê?

Uma das preocupações mais recorrentes das mães é “Dra, será que meu bebê está mamando o necessário? Será que está saindo leite da mama suficiente para ele?

Confesso à vocês que para mim, amamentar não foi nada prazeroso, pelo contrário foi bastante tenso, pois tive dificuldade em desenvolver a pega correta e com muito esforço amamentei durante 5 meses. Sofri muito com isso e na época também me questionei muito se o meu leite era suficiente para minha filha.

Seria ótimo se os seios fossem transparentes e eu conseguisse ver exatamente o quanto ela conseguia mamar…

Importante citar que independente da idade, o volume de leite que o bebê mama depende de vários fatores e muda a cada mamada.

Ao nascer o estômago do bebê é muito pequeno, do tamanho de uma cereja, suportando apenas 7ml de leite. Com o passar dos dias, ele vai crescendo. No final do primeiro mês, o bebê consegue mamar 80ml e as vezes pode chegar até 150ml. Devido ao tamanho reduzido, o bebê pode precisar até 12 mamadas por dia.

O tamanho reduzido do estômago também é um dos motivos da regurgitações frequentes nessa idade. Por isso o ideal é que o bebê se alimente exclusivamente de leite materno até o 6o mês.

O leite materno é considerado o alimento ideal para os bebês nos primeiros meses de vida, pois é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento saudável. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, sem necessidade de oferecer água, sucos ou outros alimentos. Isso se deve ao fato de que o leite materno contém uma combinação balanceada de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais, além de anticorpos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

O leite materno possui todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê, incluindo macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Uma das vantagens do leite materno é a maior presença de anticorpos e células imunológicas que protegem o bebê contra infecções e doenças. O colostro, que é o leite produzido nos primeiros dias após o parto, é especialmente rico em imunoglobulinas, proteínas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico do bebê.

Estudos mostram que o leite materno contribui para o desenvolvimento cognitivo do bebê. A presença de ácidos graxos graxos, como o DHA (ácido docosa-hexaenóico), é essencial para o desenvolvimento cerebral, especialmente nos primeiros meses de vida. O leite materno é, sem dúvida, o alimento mais completo e adequado para o bebê durante os primeiros seis meses de vida. Ele não atende apenas às necessidades nutricionais, protege contra infecções, ajuda no desenvolvimento cerebral, ele fortalece o vínculo entre mãe e filho. A partir dos seis meses, com a introdução alimentar, o leite materno continua a ser uma importante fonte de nutrientes e benefícios para a saúde. Assim não êxite em seguir até 2 anos ou mais, até quando mãe e filho desejarem.

Agende sua consulta

Mãe Cuida Mãe Nutri

 

Foto de Elen Regina Duarte

Elen Regina Duarte

Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *