Crescimento, o que preciso saber?

O crescimento normal da criança é o maior sinal de que está tudo bem com sua saúde. Desde a vida intrauterina, a criança deve ter seu crescimento monitorado.

Após o nascimento, altura e peso devem ser aferidos até os 18 anos, colocando os resultados nas curvas de crescimento para avaliar se o padrão de crescimento da criança está compatível com outras de mesmo sexo e idade, e verificar se o crescimento está de acordo com o padrão de estatura da família.

O crescimento é um processo complexo. Para que a criança atinja todo o seu potencial, muitos fatores estão envolvidos: Genética, Fatores endócrinos, Nutrição, Ausência de doenças crônicas, Sono adequado, Prática moderada de exercícios, Saúde emocional entre outros.

Diferentemente do que muitos pensam, a fase de maior crescimento não se dá na 2 puberdade, mas no primeiro ano de vida. Período em que o corre o desenvolvimento cerebral, responsável direto pelo desenvolvimento de nossos filhos. Durante esse período a velocidade é intensa e nosso organismo não irá esperar o nutriente chegar. Ele se desenvolverá com os nutrientes que têm. Daí a importância de se ter uma alimentação rica em macro e micro nutrientes. Depois de nascer com aproximadamente 50 centímetros de comprimento e três quilos de peso, adquiridos durante os meses de gestação, o bebê ainda cresce muito no primeiro ano de vida.

Depois disso, ocorre uma desaceleração do crescimento, até que, na puberdade, acontece o estirão puberal.

A média de velocidade de crescimento de acordo com a idade da criança é:

  • Nascimento – 1 ano de idade = 25 centímetros por ano.

 

  • 1 ano- 3 anos de idade = 12,5 centímetros por ano.

 

  • 3 anos – Puberdade = 5 a 7 centímetros por ano (meninas = 8 a 10 centímetros ao ano; meninos = 10 a 12 centímetros ao ano).

Como saber por quanto tempo a criança irá crescer?

A avaliação de quanto tempo ainda resta de crescimento é feita pelo exame de idade óssea realizando um Raio X de mãos e de punhos.. Esse resultado é comparado com resultados que mostram os diversos padrões de amadurecimento dos ossos, ilustrando os detalhes de cada fase, desde o principio quando os ossos vão surgindo, crescendo, se entrelaçando, até se unirem totalmente, quando o adolescente chega aos 18 anos de idade indicando que não há mais espaço para crescimento.

Foto de Elen Regina Duarte

Elen Regina Duarte

Nutricionista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *