A nutrição tem importante papel na prevenção de doenças e na manutenção da saúde do adulto se iniciadas antes ou ainda durante a gravidez.
Evidências científicas mostram que as condições de saúde da mulher antes e durante a gestação são fundamentais para o desenvolvimento do bebê.
A alimentação saudável e adequada da mãe antes e durante a gestação, assegura reservas biológicas necessárias ao parto e ao pós-parto. Neste período, certos nutrientes são essenciais para o crescimento do feto e para a saúde materna.
Uma ingestão equilibrada de vitaminas e minerais, como ácido fólico, ferro, cálcio e ômega-3, por exemplo, contribuem para o desenvolvimento do sistema nervoso, da formação óssea e do sistema imunológico do bebê. A alimentação saudável ao longo do período gestacional exerce papel determinante sobre os desfechos relacionados a saúde da mãe e do bebê, contribuindo para prevenção de uma série de ocorrências negativas. Estudos mostram que uma nutrição adequada da mãe pode reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade e hipertensão, tanto para a mãe quanto para o bebê ao longo da vida. Uma dieta materna rica em fibras, proteínas de alta qualidade, gorduras saudáveis e baixo consumo de açúcares e alimentos ultraprocessados cria um ambiente favorável para o desenvolvimento saudável do feto. Além disso, a alimentação adequada propiciará um ambiente intrauterino saudável, crucial na programação metabólica e imunológica do bebê.
Desta forma as refeições diárias da mamãe devem contemplar todos os grupos alimentares existentes, carboidratos, proteínas, gorduras boas e rica em vitaminas e minerais. A gestante deverá priorizar alimentos in natura ou minimamente processados, deve-se variar os alimentos e conter diariamente vegetais, frutas, leguminosas, cereais, proteínas e gorduras boas.
O ganho de peso na gestação deve ser suficiente para promover o desenvolvimento fetal completo e também para armazenar nutrientes adequados no organismo materno para o aleitamento.
Nenhuma mulher deve perder peso durante a gravidez!!!
A gestante deverá ter acompanhamento nutricional no pré-natal, para avaliação do estado nutricional, detecção de possíveis inadequações dietéticas, desmistificação de mitos e realização da educação alimentar e nutricional. As consultas devem ser iniciadas, preferencialmente, no primeiro trimestre da gestação e seguir com o acompanhamento a cada trimestre.
Não deixe de ter esse acompanhamento, procure um nutricionista.
Agende sua consulta
Mãe Cuida Mãe Nutri